quinta-feira, 24 de abril de 2008

resumo do livro saber pensar de Pedro Demo(Thuanni)

1 PENSAR





Por trás do pensar está a idéia da compreensão do que se diz e faz
Por isso, dizemos “saber” pensar. O povo reconhece isto quando diz que
Fulano “sabe das coisas”. Compreender é questão de lógica, e geralmente entendermos por lógica a capacidade de deduzir uma coisa da outra, de tal sorte que cada coisa esteja no seu lugar e se relacione com outra.
A lógica, porem, que mais interessa, não é aquela que logo aparece, mas a que está por trás. Notamos isto quando, conversando com alguém que não nos entende.


2 LÓGICA E JEITO




Nem sempre a menor distância entre dois pontos é a linha reta, como quer a matemática binária. Se assim fosse,quando um rapaz quer conquistar uma moça, sairia em linha reta para aborda- lá. Usaria fraqueza direta. Todavia todos sabem a fraqueza é grande virtude, mas, dependendo da circunstancia, apenas choca. Para conquistar a moça é mister fazer algumas curvas, dizer por insinuações,não por gestos ostensivos,planejar encontro “fortuito”, e outras coisas mais que todo amante inteligente sabe fazer.Não
Desistimos da lógica. Muito ao contrário, a usamos com cabeça.



3 ARTE DE ARGUMENTAR




Pode servir como definição sucinta de ciência, desde que se ultrapasse o reducionismo positivista. Por reducionismo positivista entendemos a tendência da ciência de reduzir a realidade áquilo que o método consegue capta dela, ao mensurável, quantificável, lógico e formalizável. Não conseguimos estabelecer coincidência pura e simples entre pensamento e pensado, como se a idéia de algo fosse exatamente este algo. A arte de argumentar leva em conta que o ser humano e a sociedade em que vive não funcionam apenas pela lógica.




4 SABER APRENDER



Aprender é a maior prova da maleabilidade do ser humano, porque, mais que adaptar – se á realidade, passa a nela intervir. Sendo atividade tipicamente reconstrutiva de tessitura política, é também a maior prova do sujeito capaz de História própria. Saber aprender é fazer – se oportunidade, não só fazer oportunidade deixa- se de lado á condição de massa de manobra, objeto de manipulação, para emergir como ator participativo, emancipado.
Retornamos aqui o sentindo da autonomia que precisa ser todo dia conquistada e reconstruída.


5 SABER CUIDAR


Desde que Boff esta idéia, tornou – se claro que saber cuidar é parte intríseca do saber pensar.A muitos poderá ocorrer que saber cuidar se restrinja a “ cuidar “,sobretudo em sentindo assistencial a já assistencialista.A outros,saber cuidar revela quase que apenas o sentindo ecológico do desenvolvimento.Entretanto,creio que na “ arqueologia”do saber cuidar está a visão de que o conhecimento não implica somente a capacidade de compreender,devassar e interferir na realidade,mas igualmente a de conviver com ela,tomá-la como parâmetro da sobrevivência.
Saber cuidar vai além de ser questão de sensibilidade o que sempre é em
Pleno sentido para atingir também o espaço epistemológo do saber pensar.






6 SABER INOVAR



Saber pensar inclui certamente a capacidade de dar conta de sociedade marcada por profundas inovações, provocadas, sobretudo pela trajetória cientifica e tecnológica as humanidades.
Apressamos o ritmo do desenvolvimento nos últimos tempos, chegando a torna- se a velocidade das mudanças algo já obsessivo, como diz Gleick.


7 SABER ACREDITAR


Perante o racionalismo moderno,saber acreditar soa contra – ditório, porquanto ciência mostraria a direção contrária da dúvida e do questionamento. Todavia, se lembrarmos que conhecimento científico é apenas olhar,por mais importante e avassalador que seja hoje,há coisas na vida que precisamos cultivar para além daquelas que caem sob a lupa metodológica da ciência.

Nenhum comentário: