1- Pensar
Ir além das palavras que escutamos e buscarmos o seu significado resultam numa melhor compreensão. Na arte do pensar temos a dedução que implica em sacar as informações e negações necessárias. Não podemos usar somente a lógica para sabermos pensar, temos que ter experiência, a vivência e a sensibilidade. A lógica mais interessante é aquela que se esconde, não a que se mostra em primeiro lugar, mas é questão de senso comum, porque este só se percebe com o acumulo de conhecimento capacidade de entender .
2- Lógica e Jeito
Todo ser humano é dotado de sentimentos, então somos movidos pela emoção, pois quando usamos apenas a lógica somos considerados máquinas e deixamos de ser seres humanos, mas quando a emoção extrapola tende-se parar para pensar, deixar um pouco de sermos levados pela emoção.
3- Arte de Argumentar
Tem vários pontos de vista e chegar à conclusão de uma idéia traz mais segurança para uma argumentação bem trabalhada, há quem de forma alguma concordará com suas idéias e é importante que isso aconteça até mesmo para que se discuta sobre elas. A argumentação coerente resulta num processo de renovação própria. A qualidade formal e política, a o argumentarmos temos que ter uma construção jeitosa de discurso.
4- Saber Aprender
No aprendizado não podemos apenas seguir ordens, temos que questionar. Saber Aprender é, no entanto, marcar presença e saber conviver. Todos nossos atos passam a ser qualificados através da aprendizagem, deixando de lado a condição de manipulado e passando a ator participativo emergindo juntamente à sociedade.
5- Saber Cuidar
Faz parte da inteligência humana, de um olhar crítico e inteligente que passamos a ter após sabermos pensar e analisar. Saber cuidar vem do interior do saber pensar. Saber cuidar e ter sensibilidade é saber usar a inteligência e tornar a lógica com a própria lógica, usar a visão do conhecimento não somente para compreender e interferir na realidade, mas sim aprender a conviver com ela e usá-la para se sobreviver.
6-Saber Inovar
Sabendo pensar, manejamos corretamente a inovação e, temos assim a capacidade própria de se inovar. "Inovar já não é novidade. Saber inovar, entretanto, continua um desafio mais novo do que nunca." porque o conhecimento sem o saber não produz frutos bons, passamos a inovar simplesmente por inovar, para abastecer o mercado, saber pensar é sabre fazer corretamente a inovação, começando por nós mesmos sabermos inovar pela razão de uma lógica mínima.
7-Saber Acreditar
Se, o que acreditamos até hoje deixa de existir ou nunca existiu, tudo o que construímos até hoje baseado nessa crença perde o seu valor. Buscamos apoio racional na fé. No fato de acreditar a ciência é a arte solúvel e a religião a insolúvel. A humanidade tornou a religião uma coisa importantíssima no dia a dia e a incerteza sempre haverá em relação a como estamos aqui, quem chegou a nos trazer para este lugar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Excelente, bem claro e resumido.
Postar um comentário