quarta-feira, 23 de abril de 2008

RESUMO: SABER PENSAR – PEDRO DEMO (Gabriela Vieira)

Primeira parte: Componentes do saber pensar.

1. Pensar

Para pensar, é preciso primeiro compreender o que se faz, ou o que se diz. Para tal compreensão, é necessário ter lógica. Lógica é saber diferenciar, ou deduzir uma coisa da outra. A idéia mais comum da lógica é a dedução, que é a capacidade de perceber afirmações ou negações necessárias. O consenso vale mais do que a lógica, na vida real.

2. Lógica e jeito

Usar a lógica com a cabeça, ter idéias, e fazê-las com jeito. Não se pode viver a realidade, sem interpretá-la. Na vida, usamos mais a emoção do que a lógica, afinal, somos seres humanos e não uma máquina. Cada povo tem sua cultura própria, mais mesmo assim, encontramos coisas em comum, porque, como já disse, todos somos seres humanos, e ao mesmo tempo em que somos diferentes, somos iguais.

3.Arte de argumentar

A sociedade não vive apenas da lógica, vive-se também pela arte de argumentar. A lógica está longe de nos convencer, é necessário abrir argumentações convincentes, ouvir e ser ouvido. Cada pessoa tem sua forma de revelar outras faces e pensar de outra forma, tudo é discutível. Não existe argumento final, sempre tem o próximo discurso. A crítica é a falta de argumento, dispensa qualquer argumentação.

4.Saber aprender

Para adaptar-se e participar-se da realidade, é necessário ter uma aprendizagem crítica e criativa. Saber aprender, é ter novas oportunidades, o aprender qualifica o saber. Mesmo sendo pessoas iguais, gêmeos, cada um tem seu diferencial. O aprendizado nunca tem um ponto final, ele não se esgota, sempre atribuímos mais conhecimentos ao que já sabíamos. Na maioria das vezes, dependemos de outras pessoas para aprendermos novas coisas, mais é essencial buscarmos sabedoria para provar que podemos aprender sozinhos o novo e o inovador.



5. Saber cuidar

Com a globalização e a tecnologia do Terceiro mundo, é necessário cuidar, principalmente, da natureza. Temos que saber conviver com a realidade, reconhecendo-a como fonte de sobrevivência. Caso contrário, daqui a algum tempo, não sobrará nada para ninguém. Saber cuidar é uma questão de sensibilidade e inteligência humana, isto é lógica. Seria bom se pudessem se colocar no lugar dos recursos naturais, para perceberem como devem ser usados e tratados.


6. Saber inovar

Um desafio para nós é saber inovar, o que já não é nenhuma novidade. Temos uma certa velocidade nas mudanças tecnológicas, e inovar é necessário para o mercado competitivo. Os computadores, os celulares, as TVs estão tomando conta de nossas vidas, resolvendo todos os nossos problemas de informações. Ainda existem pessoas contra a tecnologia, estão com medo das máquinas substituírem até mesmo os professores, mais é difícil evitar a magia do mundo tecnológico. Hoje em dia a Internet é a salvação de tudo.



7. Saber acreditar

Cada um acredita em Deus de sua forma. Uns tem muita fé, outros duvidam da história, e até mesmo da existência de Deus, e assim por diante, e na maioria das vezes, a educação tem um forte papel nisso. No ponto de vista da política, poucos acreditam, todo partido tem seus defeitos e seus pontos negativos, mais se não acreditarmos em algum, não participaríamos dos movimentos políticos. Algumas pessoas acreditam em falsidade, outras não, algumas rejeitam a verdade, outras aceitam.

Nenhum comentário: